CAMBRIDGE EDUCATIONAL PARTNER
No 2.º ciclo, em particular, o Colégio procura fomentar a autonomia e autorregulação dos alunos, com uma grande incidência na promoção de métodos e hábitos de estudo. É valorizada a criatividade, a iniciativa e a realização autónoma, proporcionando o contacto com áreas diversificadas que permitem a expressão das aptidões e interesses individuais, com respeito pela diversidade e pelo outro.
Por acreditarmos que os métodos e hábitos de estudo constituem uma base fundamental no caminho académico de todos os alunos, reforçamos, desde cedo, a promoção dos mesmos. Neste âmbito, a equipa educativa trabalha construtos como a organização do tempo, a concentração, a memória e a seleção e organização de informação. Ao longo do 2.º ciclo, a autonomia e responsabilidade são competências valorizadas e incentivadas por todos, para que os alunos se constituam agentes ativos do seu conhecimento.
APPLE EDUCATION
No Colégio João Paulo II acreditamos que a implementação de estratégias de ensino, de aprendizagem e de avaliação, mais centradas no aluno, com recurso a tecnologias digitais, manuais escolares digitais e outros recursos educativos digitais levam ao desenvolvimento de valores e de competências (gestão do tempo, trabalho em equipa, liderança, criatividade, rigor, …) que permitirão aos alunos responder, de uma forma afirmativa e completa, aos desafios complexos deste século e fazer face às imprevisibilidades resultantes da evolução do conhecimento e da tecnologia.
Assim, em setembro de 2021, o Colégio João Paulo II iniciou um projeto de transformação digital, com recurso ao iPad e a ferramentas de ensino da Apple. A versatilidade e a qualidade dos dispositivos escolhidos permitem, a alunos e professores, partilhar informação em tempo real e promover uma maior colaboração e partilha de informação, enquanto aumentam a produtividade e a criatividade. Durante as aulas, os docentes terão a capacidade de monitorizar a atividade dos alunos, garantindo que estão focados nas tarefas e desafios apresentados. Uma plataforma digital permitirá aos docentes autorizar a partilha de imagens do aluno na Apple TV, durante a apresentação de trabalhos, bloquear o iPad a uma única aplicação, bloquear totalmente o acesso, ou simplesmente verificar que tarefas estão a executar.
ACADEMICA DUAL DIPLOMA
De forma a enriquecer o seu projeto educativo, em 2021, o Colégio João Paulo II, através do “DIPLOMA DUAL / HIGH SCHOOL DIPLOMA”, estabeleceu uma parceria com a Academica Corporation, a principal instituição de gestão educativa nos Estados Unidos e líder em educação virtual, com mais de 200 colégios, mais de 100.000 alunos presenciais e 15.000 alunos virtuais. Graças a este programa os nossos alunos dos 8º, 9º, 10º e 11º anos poderão estar matriculados no Colégio João Paulo II e, simultaneamente, num High School, nos EUA, frequentando os dois currículos ao mesmo tempo. Os alunos terão de frequentar um total de 6 créditos norte-americanos que, juntamente com as equivalências dos seus estudos em Portugal, lhes permitirá alcançar, para além do Ensino Secundário Português, o Diploma Norte-Americano de High School.
O Programa Diploma DUAL permite aos alunos:
MICROSOFT OFFICE 365
Estamos empenhados no ensino digital!
Em parceria com a Microsoft, o Colégio João Paulo II disponibiliza à sua comunidade educativa licenças de acesso ao Office 365 Educação. Para isso, cada utilizador tem de ter um endereço de email institucional ativo. A conta criada está associada ao Colégio e deve ser utilizada para conteúdos de âmbito escolar.
ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA
O Colégio João Paulo II tem o orgulho de fazer parte da iniciativa Escola Amiga da Criança, um projeto promovido pela CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), pelo grupo editorial LeYa e pelo psicólogo Eduardo Sá. Esta distinção reconhece escolas que se destacam por desenvolver e concretizar ideias extraordinárias que contribuem para um ambiente escolar mais feliz e enriquecedor para todas as crianças.
Trata-se de uma iniciativa que visa distinguir, partilhar e estimular boas práticas educativas que promovem o bem-estar, o desenvolvimento pessoal e social, e a felicidade dos alunos no espaço escolar.
Ao fazer parte deste projeto, o nosso Colégio afirma o compromisso com uma educação centrada na criança, envolvendo toda a comunidade educativa — alunos, professores, auxiliares e famílias — na criação de um ambiente de aprendizagem mais humano, criativo e acolhedor.
Ser uma Escola Amiga da Criança é, para nós, um reconhecimento e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade: a de continuar a investir em projetos que coloquem o aluno no centro, promovam a sua felicidade e potenciem o seu crescimento pleno.