DO BERÇO AO 12.º ANO
O Colégio João Paulo II nasceu da visão e vontade de desenvolver um Projeto Educativo ao serviço das famílias e da sociedade
CRECHE
Na creche do Colégio João Paulo II, as crianças aprendem e desenvolvem-se na interação umas com as outras e com adultos que cuidam delas, que as amam, que as respeitam e que lhes conferem segurança.
A nossa excecional equipa educativa é composta por adultos atentos e sensíveis, que se preocupam em criar espaços equilibrados de interação, que desafiem e envolvam as crianças, e momentos em que estas possam, com toda a segurança e ao seu ritmo, desenvolver a sua autonomia e responsabilidade.
No Colégio João Paulo II acreditamos numa estimulação precoce, rica e variada, que promova e espicace o potencial intelectual, humano e social de cada criança. Na sua individualidade, as crianças são incentivadas a experimentar diferentes sensações, através de todos os seus sentidos…
PRÉ-ESCOLAR
O envolvimento das crianças como parte integrante e fundamental para o seu desenvolvimento e aprendizagem ativa é reconhecida por toda a equipa educativa. Por esta razão, os interesses das nossas crianças estão no centro da intencionalidade da planificação das atividades, das brincadeiras e da rotina diária. Esta rotina é estruturada e partilhada com as crianças, respeita os seus interesses e necessidades e baseia-se na promoção de comportamentos positivos, como a partilha e a cooperação. Para além do conhecimento de si e do mundo, numa base cultural, e da iniciação ao raciocínio lógico-matemático, as crianças começam a apropriar-se do processo de planear, implementar e avaliar as suas rotinas diárias, tarefa fundamental para a gestão do seu tempo, pessoal, escolar e profissional, no futuro.
Todos os momentos são cuidadosamente pensados e preparados, procurando promover o desenvolvimento das capacidades e dos talentos das crianças, proporcionando-lhes experiências de exploração diversificadas. Aqui, as atividades sensoriais são valorizadas, o que permite que as crianças experimentem o mundo através dos seus sentidos e encontrem oportunidades para o desenvolvimento de competências cognitivas, motoras e sociais. Este tipo de atividades pode ainda ajudar as crianças na regulação das suas emoções.
Procuramos, por isso, que os nossos alunos do pré-escolar encontrem no Colégio um ambiente seguro, acolhedor e positivo, onde se sintam confortáveis e capazes de aprender enquanto exploram o mundo.
1.º CICLO
O 1.º ciclo é uma etapa fundamental na formação académica, humana, cultural e social das crianças. Representa o primeiro momento educativo formal de introdução à leitura, à escrita e ao raciocínio, competências essenciais para compreender o mundo que os rodeia e comunicar de forma mais eficaz.
Através da especificidade e da sistematização da atividade didática, os alunos têm contacto com tarefas abrangentes que lhes permitem desenvolver competências de trabalho individual e em grupo, destacando valores como a solidariedade, o respeito e a ética. O contacto com a área mais artística, como a música e o teatro, permite-lhes desenvolver a sensibilidade estética e a criatividade; a exploração das tradições e costumes dos diferentes locais promove o conceito de interculturalidade; o enfoque no raciocínio matemático permite aos alunos desenvolver uma procura mais eficiente e criativa de resolução de problemas, na escola e no seu quotidiano, bem como desenvolver a sua capacidade de abstração e de análise crítica; o exercício físico é um estímulo essencial na promoção de um estilo de vida saudável, ao mesmo tempo que permite o desenvolvimento e a coordenação motoras dos alunos.
A equipa educativa do 1.º ciclo é composta por docentes que reconhecem a importância de um contexto de aprendizagem afável e desafiador, que estimule a curiosidade e o interesse pelo conhecimento. Têm a capacidade de identificar as necessidades individuais de cada criança e criar um ambiente seguro e acolhedor, que permita a expressão de emoções e sentimentos. Os nossos professores acolhem, por isso, a responsabilidade ajudar no desenvolvimento académico, social e emocional de cada um dos seus alunos.
2.º CICLO
No 2.º ciclo, em particular, o Colégio procura fomentar a autonomia e autorregulação dos alunos, com uma grande incidência na promoção de métodos e hábitos de estudo. É valorizada a criatividade, a iniciativa e a realização autónoma, proporcionando o contacto com áreas diversificadas que permitem a expressão das aptidões e interesses individuais, com respeito pela diversidade e pelo outro.
Por acreditarmos que os métodos e hábitos de estudo constituem uma base fundamental no caminho académico de todos os alunos, reforçamos, desde cedo, a promoção dos mesmos. Neste âmbito, a equipa educativa trabalha construtos como a organização do tempo, a concentração, a memória e a seleção e organização de informação. Ao longo do 2.º ciclo, a autonomia e responsabilidade são competências valorizadas e incentivadas por todos, para que os alunos se constituam agentes ativos do seu conhecimento.
3.º CICLO
O 3.º ciclo é pautado por um crescimento harmonioso a nível físico, pessoal e social, onde as opções pessoais e a definição dos valores e da individualidade de cada aluno têm um papel crucial. A nossa equipa educativa acredita que o trabalho de competências relacionadas com a literacia digital, o pensamento crítico e a resolução de problemas é essencial na formação dos alunos enquanto indivíduos mais conscientes, autónomos, responsáveis e preparados para enfrentar as eventualidades do futuro. O colégio procura, por isso, através de experiências em diferentes áreas, potenciar as capacidades dos alunos e apoiá-los na aquisição de uma consciência crítica sobre o seu futuro. Trata-se, pois, de um processo que envolve o desenvolvimento integral dos alunos, contemplando as dimensões cognitiva, física, social e emocional.
SECUNDÁRIO
O ensino secundário é uma fase importante na vida de qualquer jovem, pois representa a transição para um perfil de aluno mais autónomo e responsável, já com os olhos colocados no futuro. Em Portugal, uma das principais características do ensino secundário é a sua flexibilidade, permitindo que os alunos possam escolher entre diferentes áreas de conhecimento e disciplinas opcionais, de acordo com os seus interesses e perspetivas de carreira.
A equipa educativa do Colégio adequa a sua abordagem a esta fase desafiante da vida dos nossos alunos e desenvolve um acompanhamento mais efetivo para que se possam preparar, da melhor forma, para enfrentar os desafios do mundo moderno e alcançar o sucesso nas suas áreas de interesse.
É importante lembrar que o ensino secundário não é apenas uma fase de preparação académica, mas também uma fase de descoberta pessoal e social. Aqui, juntos, o Colégio e a família são bases fundamentais para que os alunos possam conhecer e, ao mesmo tempo, crescer e desenvolver-se plenamente como pessoas e profissionais.