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Mais Ciência

Numa sociedade do conhecimento fortemente dominada pelo desenvolvimento tecnológico e científico, em que as mudanças firmadas pela globalização são tão rápidas, urge reposicionar a importância do papel do ensino das ciências na preparação de futuros cidadãos qualificados e com um conjunto de competências transversais que os tornem capazes de intervir, de forma ativa e crítica, na resolução de problemas práticos do quotidiano.

É neste contexto que o Colégio João Paulo II faz uma aposta na educação científica na sua matriz curricular e extracurricular, proporcionando aos seus alunos um conjunto de experiências pedagógicas orientadas para as inter-relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Isto é, numa abordagem CTS pretende-se que o conteúdo científico esteja integrado e contextualizado nas experiências do quotidiano dos alunos, permitindo-lhes atribuir significado às suas aprendizagens e desenvolver o pensamento crítico, o raciocínio lógico, a resolução criativa de problemas e a tomada de decisões.
Assim, os alunos do Colégio João Paulo II têm já no ensino pré-escolar, a partir dos 3 anos, a área de Ciências e Ambiente. Esta prolonga-se no 1.º ciclo complementando o currículo de estudo do meio, permitindo aos alunos a realização de experiências no laboratório, começando, desde cedo,  a contactar com o material comum do laboratório e com o método científico. A partir do 2.º ciclo e até ao final do 3.º ciclo, os alunos têm a disciplina de Ciências Naturais onde a componente prática continua a ser valorizada tal como na disciplina de Ciências Físico-Químicas que é iniciada no 7.º ano. Acresce, no 5.º ano, a área disciplinar não curricular "Ciência e Tecnologia", onde os alunos têm a oportunidade de desenvolver projetos, ao longo do ano, onde a ciência e a tecnologia se complementam. No secundário, os alunos podem continuar com as disciplinas de Biologia e Geologia e/ou Física e Química, optando pela área científica e tecnológica.
Em paralelo com estas disciplinas, são dinamizadas várias atividades no âmbito da ciência e tecnologia numa vertente transversal, havendo articulação vertical entre ciclos de ensino, como a dinamização de palestras, concursos, feiras e exposições de trabalhos.