Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada / Notícias / Colégio João Paulo II recebe ecopontos para cada sala de aulas

Colégio João Paulo II recebe ecopontos para cada sala de aulas

Na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, o Colégio João Paulo II recebeu, hoje, dia 20 de novembro de 2018, do Municipio de Braga, através da Braval, Ecopontos para todas as salas de aula. Na sessão solene de entrega dos ecopontos, o Dr. Pedro Machado, diretor-geral executivo da Braval, sensibilizou os alunos para o pequeno gesto de separar os resíduos valorizáveis. Cada vez mais os resíduos são e deverão ser vistos não como lixo, mas como recurso.

Os resíduos são uma fonte potencial de energia e matérias-primas que podem ser aproveitadas nos ciclos produtivos, mediante tratamentos adequados. Para isso, nós como cidadãos, devemo-nos responsabilizar e atuar, adquirindo novos hábitos de compra, reduzindo os resíduos, fazendo a sua separação seletiva.

Segundo Pedro machado, cada família deita fora, anualmente, centenas de kg de papel, metal, plástico e restos orgânicos. Os resíduos fermentáveis encontram-se em maior percentagem nos resíduos urbanos. Seguem-se o papel, o plástico e o vidro.

Alertou, ainda, para o despejo dos óleos diretamente para o esgoto; o óleo é um terrível contaminador das nossas águas.

Quase 90% do lixo que se produz numa habitação deriva do processamento de alimentos: restos orgânicos e embalagens de alimentos. Os resíduos orgânicos podem ser valorizados por compostagem (produção de adubo orgânico) ou por digestão anaeróbia, para a produção de energia. A Braval irá também proceder a este método de valorização dos residuos: a compostagem.Colégio