Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada / Notícias / Colégio João Paulo II celebra Dia da Alimentação com palestra sobre “alimentação e prevenção de doenças”

Colégio João Paulo II celebra Dia da Alimentação com palestra sobre “alimentação e prevenção de doenças”

No âmbito da Semana da Alimentação do Plano Anual de Atividades para 2019/2020, o Colégio convidou a doutora Sara Martins e a enfermeira Emília Simões, da Unidade de Saúde Familiar Braga Norte, para dinamizarem uma palestra que permitisse consciencializar os alunos para a importância de uma alimentação saudável e para a urgência de mudar hábitos alimentares inadequados como forma de prevenção de doenças metabólicas, nomeadamente a obesidade infantil e a diabetes.

Segundo Sara Martins, os problemas de saúde relacionados com a alimentação, nos países mais desenvolvidos, devem-se geralmente a excessos ou desequilíbrios alimentares. Neste sentido, informou ser crucial que todos, inclusive as crianças e jovens, saibam ler e interpretar rótulos alimentares, de forma a efetuarem uma melhor escolha dos produtos a consumir.

As oradoras destacaram igualmente a importância de todos conhecerem as diferentes quantidades dos vários nutrientes que o nosso corpo necessita para se manter saudável. É fundamental saber dosear os alimentos consumidos, ao longo do dia, assim como, saber diversificar o mais possível as nossas escolhas.

Esta Palestra, tendo sido organizada em articulação com os docentes das disciplinas de Ciências Naturais no 9.º Ano e de Cidadania e Desenvolvimento, permitiu, no final, momentos de debate e reflexão, por parte dos alunos.