Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada / Notícias / Alunos assistem à representação do texto "Auto da Barco do Inferno"

Alunos assistem à representação do texto "Auto da Barco do Inferno"

Os alunos das turmas do 9.º Ano assistiram, ontem, dia 30 de janeiro, à peça de teatro “o Auto da Barca do Inferno, no Auditório Vita,” a partir da qual puderam aprofundar o texto de Gil Vicente, que faz parte do programa da disciplina de Português.

 

A partir das personagens vicentinas, os alunos embarcaram numa viagem ao mundo da dicotomia entre o bem (paraíso) e o mal (inferno). Através de personagens representativas dos vários estratos sociais da época, apresentadas num tom tão juncoso como ritmado e forma tão transparente,

esta representação levou, com certeza, todos os alunos a refletirem sobre comportamento humano e sobre a passagem dos homens pelo mundo.

 

Uma alegoria dramática que mantém tão atual a seguinte questão: será que o fundamentalismo, a inveja, a mesquinhez, a maledicência, o orgulho, a tacanhez, a ganância, a venalidade, o falso moralismo cristão... têm entrada direta no Paraíso? Ou terão de passar pelo Purgatório? Ou vão diretamente ao Inferno? Uma dramatização capaz de nos questionar sobre em que mundo vivemos? E que Paraíso procuramos?