Você está aqui: Entrada / Animação Pastoral / Pastoral do Colégio apresenta o Programa de Voluntariado "Young Volunteam"

Pastoral do Colégio apresenta o Programa de Voluntariado "Young Volunteam"

No âmbito das suas atividades, a Pastoral do Colégio João Paulo II convidou, no dia 15 de dezembro, representantes do programa de Voluntariado "Young Volunteam" para apresentarem, aos alunos do 12.º Ano, os seus programas e sensibilizar para a prática do voluntariado como expressão de uma cidadania ativa.

O Programa Young Volunteam é um programa educativo da "Caixa Geral de Depósitos" que, em parceria com a  "Sair da Casca" e a "ENTRAJUDA", com a chancela da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência, e que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa e com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude, do Programa Juventude em Ação da Comissão Europeia e da SEA – Agência de Empreendedores Sociais, visa promover o Voluntariado nas escolas.

O inicio da sessão coube à Dra. Carla Santos da Sair da Casca, primeira empresa portuguesa e uma das primeiras na europa de  consultoria em desenvolvimento sustentável e responsabilidade social, que apresentou o conceito de cidadania e voluntariado. Durante trinta minutos os alunos puderam familiarizarem-se com estes conceitos à luz da legislação portuguesa, tendo sempre presente que cada país tem diferentes noções, definições e tradições.

Na segunda parte da sessão, os alunos conheceram a Dra. Mariana Martins da Entreajudauma Instituição Particular de Solidariedade Social que contribui para melhorar o desempenho das instituições interessadas no voluntariado, aumentando a eficiência dos seus recursos e permitindo um maior apoio às pessoas que assistem. A Dra. Mariana Martins explicou aos alunos que a Entreajuda desenvolve as suas atividades, a partir de uma ESCADA DE SOLIDARIEDADE em 6 passos: Diagnosticar Problemas e Necessidades, Encontrar Soluções, Mobilizar Parceiros, Mobilizar Voluntários, Implementar Soluções, Avaliar Impactos e Desempenhos. Por fim, incentivou a turma a criar o seu próprio projeto de voluntariado.

Visualize Fotos da Atividade, Clicando AQUI