Você está aqui: Entrada / Animação Pastoral / Catequese do Advento "Estamos de Esperanças"

Catequese do Advento "Estamos de Esperanças"

A Pastoral do Colégio João Paulo II convidou o Padre Miguel Almeida sj para orientar a catequese sobre o Advento, no dia 2 de dezembro, na Igreja Matriz de S. Martinho de Dume, a partir da mensagem: "Estamos de Esperanças".

O Padre Miguel Almeida sj, de forma acessível a todos os alunos desde o 1.º ciclo ao 3.º ciclo, começou por relembrar a importância de um nascimento numa família e da espera pelo nascimento do novo ser pequenino e frágil, mas que nos trás esperança num futuro cheio de amor.

Padre Miguel relembrou aos nossos alunos e aos pais presentes de que a espera do nascimento do menino Jesus para os cristãos não é uma espera passiva, pois Ele não vem como queremos, quando queremos, nem da maneira que nós desejamos que chegue à nossa vida. Alertou-nos para a importância de desimpedirmos o nosso coração para que, a cada ano, Jesus nasça em nós segundo o seu projeto e não segundo os nossos planos.

Padre Miguel impeliu todos os presentes a  desimpedirem o seu coração para deixar entrar a simplicidade do presépio, abraçar a vida que Deus nos propõe, que tal como a de Jesus nem sempre foi fácil, e deixarmo-nos entregar em comunhão fraterna com os outros.

Durante esta catequese especial, os alunos, catequistas e encarregados de educação foram convidados a fazer silêncio e a ouvir o seu coração. Muitas vezes com a correria do dia-a-dia, a carreira profissional e as pressões das nossas redes sociais famintas de imagens, sons e ruído afastam-nos de nós mesmos. Segundo o Padre Miguel, para prepararmos o Advento é preciso darmos a cada um de nós tempo de nós próprios; devemos permitir o Silêncio para ouvir o nosso coração e "entrar em sintonia com Deus" e aí  "fortalecer os laços com Cristo".

Foi um encontro de reflexão e de procura do essencial nesta época de esperança, na qual Deus se faz menino. Esperamos que este Natal traga aos nossos alunos um novo ano cheio de esperanças e com uma nova caminhada cada vez mais próxima do exemplo de Jesus.

Bom Natal.

Visualize o vídeo de apresentação da atividade, clicando AQUI